segunda-feira, 28 de julho de 2014

Confira a lista de dez videodocumentários que podem ajudar nos estudos

“A Educação Proibida”, direção de Germán Doin – Segundo o professor Luis Otávio Targa, do Colégio Vértice, esse documentário mostra que a tendência do descaso com a educação não acontece só nos países emergentes. “O filme amplia a discussão sobre o que é ensinado em sala de aula, que tipo de conteúdo é passado aos alunos”, afirma. O filme é resultado de uma viagem de três anos pela América Latina.
“Quebrando Tabu”, direção de Fernando Grostein Andrade – O documentário mostra como funciona o comércio e o trafico ilegal de drogas, de acordo com o professor Luis Otávio Targa, do Colégio Vértice. Segundo Targa, o filme trata de um assunto atual, com abordagem educativa e bem didática. A legalização da maconha no Uruguai, por exemplo, pode ser uma aposta para questões de atualidades dos vestibulares.

“Foodmatters”, direção de James Colquhoun e Carlo Ledesma – O filme mostra como os alimentos que ingerimos estão nos ajudando ou prejudicando e o que podemos fazer para viver melhor. 

“O veneno está na mesa”, direção de Silvio Tendler – Também sobre alimentação, este documentário mostra como as grandes empresas são responsáveis por introduzir o tipo de produção mecanizada no Brasil.

“Blackfish”, direção de Gabriela Cowperthwaite – O documentário analisa a vida da orca Tilikum, que vive em cativeiro e já causou a morte de várias pessoas. “Quando você passa esse filme em sala de aula, os alunos ficam em choque, porque elas [as orcas] não são respeitadas. O filme também apresenta a visão do mercado por trás disso [da criação dos animais em cativeiro]. 

“The Square”, direção de Jehane Noujaim – O documentário mostra os acontecimentos ocorridos após a queda do presidente egípcio Hosni Mubarak, em 2011, através dos olhos dos ativistas. O filme acompanha de perto as manifestações que aconteceram na praça Tahrir.

“Art of Conflict”, direção de Valen Vaughn – O documentário mostra o impacto, a função e o futuro dos murais pintados na Irlanda do Norte, conhecidos como uma expressão dos violentos problemas da região. A história da Irlanda do Norte é apresentada no filme por meio das pinturas.

“Promisses”, direção de Carlos Bolado, Justine Shapiro e B. Z. Goldberg – Por meio da visão de crianças palestinas e israelenses que vivem em Jerusalém, este documentário retrata os conflitos no oriente Médio.

“Dossiê Jango”, direção de Paulo Henrique Fontenelle – O documentário discute o suposto assassinato do ex-presidente João Goulart, em 1976, e a ditadura militar no Brasil.  

“Junho – o mês que abalou o Brasil”, direção de João Walner – Este documentário mostra a evolução das manifestações que começaram com a demanda de redução das tarifas do transporte público no Brasil em junho de 2013. O tema também pode ser considerado uma aposta para as questões de atualidades nos vestibulares deste ano.  

Fonte: Uol Educação

terça-feira, 22 de julho de 2014

Aluno processa professor por ter tomando celular em sala de aula e Justiça nega pedido

Foto: reprodução google 
Um aluno que teve seu celular tomado pelo professor não será indenizado. O juiz Eliezer Siqueira de Sousa Junior, da 1ª Vara Cível e Criminal de Tobias Barreto, no interior do Sergipe, julgou improcedente um pedido de indenização que um aluno pleiteava contra o professor que tomou seu celular em sala de aula. De acordo com os autos, o educador tomou o celular do aluno, pois este estava ouvindo música com os fones de ouvido durante a aula. Segundo o site Migalhas, o estudante foi representado por sua mãe, que pleiteou reparação por danos morais diante do "sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional". Na negativa, o juiz afirmou que "o professor é o indivíduo vocacionado a tirar outro indivíduo das trevas da ignorância, da escuridão, para as luzes do conhecimento, dignificando-o como pessoa que pensa e existe”. O magistrado se solidarizou com o professor e disse que "ensinar era um sacerdócio e uma recompensa. Hoje, parece um carma". Eliezer Siqueira ainda considerou que o aluno descumpriu uma norma do Conselho Municipal de Educação, que impede a utilização de celular durante o horário de aula, além de desobedecer, reiteradamente, o comando do professor. Clique aqui e veja a reportagem completa. 

Fonte: Bahia Notícias

terça-feira, 15 de julho de 2014

Secretaria de Esportes de Presidente Venceslau oferece vagas para Tênis de Mesa

A Secretaria de Esportes, Laser e Turismo da Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, oferece vagas para treinamento de tênis de mesa. As inscrições deverão ser feitas a partir do dia 04 de agosto no período da tarde, das 16h às 17h no salão Manoel Rainho. A vagas são limitadas e oferecidas para crianças de 08 a 16 anos de idade, tanto no masculino quanto no feminino.

Maiores informações: (18) 3271-1522


terça-feira, 8 de julho de 2014

Conhecendo texturas

A professora Cristiane, junto de sua assistente Maria, levou os alunos do Nível I para um passeio nos arredores do Colégio Escoteco com objetivo de conhecer as texturas existentes na natureza. Após o passeio foram desenvolvidas atividades em sala de aula e a apostila foi finalizada, dando início às férias de julho.



SAIU NA MÍDIA



terça-feira, 1 de julho de 2014

Alunos do Colégio Escoteco se destacam nos esportes


Foto/Reprodução facebook
 O aluno Gabriel Hamada, representante da seleção brasileira, ficou em segundo lugar no XIV Campeonato Sulamericano de Karatê, realizado na capital boliviana nos dias 16 e 17 de junho. Em uma postagem no facebook, o aluno agradeceu a todos que colaboraram com sua conquista. "Agradeço aos meus pais Loanda Hamada e Moacir Hamada, que não medem esforços pra que eu possa competir e viajar. Obrigado aos meus técnicos Pedro Andrade e Rita Andrade, Sergio Takamatsu, Renato Franco e todos os da própria seleção. Sensei Carlos Magno, muito obrigado pela oportunidade dada no ano passado, que foi onde comecei minha recuperação no karate", disse Hamada.
Foto: Geraldo De Paula

Foto/Reprodução facebook
 Os alunos do Colégio Escoteco também se destacaram no 58º Jogos Regionais de Osvaldo Cruz, realizado do dia 18 ao dia 28 de junho. O aluno Pedro Alonso ficou em primeiro lugar na prova de 50 metros nado costas, as alunas Sofia Vezetivi e Raphaela da Silva, junto com as nadadoras Jaqueline Fukuyama e Maria Eduarda Carboni, conquistaram o ouro no revezamento 4x100 nado medley e livre, e também no revezamento 4x200 nado livre. Além das medalhas de ouro nos revezamentos, a aluna Raphaela ainda conquistou o primeiro lugar na prova de 200 metros livre. A Equipe de Natação Sert PV, treinada pelo professor Claudine Pascoto Gonçalves, contribuiu com a classificação geral de Presidente Venceslau nos Jogos Regionais, que do 27º lugar no quadro de medalhas, pulou para o 2º lugar após as dez medalhas de ouro, seis de prata e sete de bronze conquistadas pelos atletas da natação de Presidente Venceslau.

Foto/Reprodução facebook
Foto/Reprodução facebook