quarta-feira, 2 de maio de 2012
Nasa registra explosão causada por buraco negro em galáxia a 15 milhões de anos-luz
O Observatório de Raios X Chandra, da Nasa, descobriu uma explosão extraordinária gerada por um buraco negro na galáxia espiral M83, localizada a cerca de 15 milhões de anos-luz da Terra.
Com o equipamento, astrônomos descobriram uma nova fonte de raios X ultraluminosos (ULX), objetos que emitem mais raios X que a maioria dos sistemas binários comuns (nos quais a estrela orbita uma estrela de nêutrons ou um buraco negro).
À esquerda está uma imagem óptica do M83 feita pelo Very Large Telescope, no Chile, operado pelo Observatório Europeu do Sul. À direita, a composição mostra dados em raios X, do Chandra, em rosa, e ópticos, do telescópio espacial Hubble, em azul e amarelo.O ULX está localizado perto da parte inferior.
Em observações do Chandra de vários anos, o ULX teve seu brilho em pelo menos 3.000 vezes. Trata-se de uma das maiores mudanças em raios X já vistas nesse tipo de objeto, segundo a Nasa.Reportagem retirada do endereço: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/05/01/nasa-registra-explosao-causada-por-buraco-negro-em-galaxia-a-15-milhoes-de-anos-luz.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário