quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Alunos montam júri sobre "Martinho Lutero"

Brenda Mariana

Os alunos produziram um debate que durou 3 horas



Na Terça-Feira (17) os alunos da 1º Série do ensino médio promoveram um júri com o tema “Martinho Lutero” no anfiteatro municipal “Nelson Reis Oberlander”, onde os alunos foram divididos em dois grupos um representando protestantes e o outro grupo o catolicismo, o primeiro grupo levou a melhor e Lutero foi absolvido de suas acusações. O júri foi coordenado pelo professor Tadeu Negrão, que leciona história, sociologia e filosofia.

O professor contou que a proposta vem do apostilado dos alunos e que todos os anos são temas diferentes abordados no júri, e que isso beneficia os alunos de várias maneiras, já que estimula o conhecimento aprofundado e que alguns alunos desenvolvem bastante a habilidade de falar em público. 

“É um aprofundamento bem maior do que o conteúdo, porque a gente vai para vários personagens, eles se aprofundam nesses personagens”, disse o professor que ainda fala, que o júri acrescenta conhecimento para quem também vai assisti-lo. 



Martinho Lutero foi interpretado pelo aluno Pedro Henrique



“A gente tem um conhecimento muito maior a partir do momento que conhecemos o nosso personagem “ disse a  aluna Flaviane Clara Ramos da 1ª Série do ensino médio que participou do júri pelo lado protestante, ela ainda conta que a aplicação dos estudos foi graças a divisão: cada advogado e sua testemunha se juntavam para estudar.

 O aluno Lucas Soriano da 3ª Série do ensino médio que participou como jurado como júri contou que o júri é algo interessante, “É bom relembrar os diversos nomes que compuseram a reforma e ter consciência que não se trata apenas de Lutero”.

Eduarda Carboni aluna da 2ªSérie do ensino médio que também participou como jurada, diz que o júri é essencial na aprendizagem do aluno, já que acabam por conhecer vários fatos históricos por ângulos diferentes. “O nível de preparação dos alunos, e a qualidade dos argumentos foi um dos fatores da decisão de escolha para os jurados” disse a aluna. 

Os debates não são exclusivos das aulas de filosofia, história ou sociologia, futuramente haverá também debates literários.
 

Nenhum comentário: